quinta-feira, 22 de março de 2012

Ilhabela - Turismo em alta: destino para a Copa, aumento de escalas de navio e rota de grandes iates



Litoral Norte - Prefeitura desenvolve uma série de ações que resultam em grandes conquistas para o setor. No ano passado, a cidade que é uma das 65 indutoras de turismo do país ganhou o título de Capital Nacional da Vela.As diversas ações desenvolvidas pela Prefeitura de Ilhabela


para estimular o setor turístico têm trazido grandes resultados. Depois do título de “Capital Nacional da Vela” no ano passado, a cidade que é uma das 65 indutoras do país foi escolhida para integrar o roteiro paulista na Copa de 2014. Ilhabela é o destino de “Sol e Praia” para os turistas que vierem ao mundial, sendo que no roteiro ainda estão: a capital paulista - sede de jogos da Copa – Aparecida (turismo religioso), Campos do Jordão (turismo climático) e ainda Brotas e Socorro (turismo de aventura). 


Além destas conquistas, a Prefeitura ainda colhe os frutos das participações em feiras, como a Seatrade Miami 2012, que terminou nesta semana.
O número de escalas de transatlânticos para a temporada 2012-2013 deve ultrapassar 150 e um novo segmento já está previsto: a escala de “Grandes Iates”. São embarcações de luxo com capacidade de 100 a 150 passageiros, sendo que para atender este público exigente, cada iate chega a ter até 90 tripulantes. “É um novo mercado que se abre, com turistas de alto poder aquisitivo que desembarcarão na ilha, estimulando ainda mais nossa indústria do turismo”, declarou o prefeito de Ilhabela. 


O estande de Ilhabela na Seatrade Miami 2012 foi montado em parceria com a Prefeitura de Santos e foi denominado como “Coast of São Paulo, Brasil” – Costa de São Paulo. Este mês, a Prefeitura ainda participou de feiras de turismo em Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR). A capital mineira, por exemplo, tem vôos diretos para São José dos Campos operados pela Azul. 


Infraestrutura turística


Por tudo isso, os investimentos em infraestrutura urbana estão por todo o município. A Prefeitura de Ilhabela trabalha em diversos setores para preparar a cidade, o que reflete diretamente na qualidade de vida da população. Uma das grandes mudanças é o saneamento básico, que tinha índice de 4% de esgoto coletado até 2008 e saltou para 36% (coletado e tratado) em 2011, tendo a meta de atingir os 60% este ano. 


Na orla, a Prefeitura investiu em iluminação e, atualmente, trabalha na construção da ciclovia que ligará a Barra Velha à Vila (Centro Histórico). 


A Prefeitura também trabalha na 2ª Fase da Reurbanização da Avenida Princesa Isabel, no trecho entre o Fórum na Barra Velha e o Posto BR no Perequê. Esta obra prevê, além da continuidade da duplicação da avenida, uma nova ponte, ciclovia, rotatória, calçadas, jardins e faixas elevadas para travessia de pedestre. 


Uma das exigências da Fifa para as cidades-sede da Copa de 2014, como a capital São Paulo, é a modernização do transporte público. Ilhabela saiu na frente e modernizou seu sistema com os ônibus que atendem o que preconiza a entidade. Entre os requisitos estão a distância entre bancos, a altura dos veículos e o atendimento à Lei de Acessibilidade. Além disso, o novo sistema de transporte público de Ilhabela reduziu a tarifa de R$ 2,50 para R$ 2,20 e implantou o “Bilhete Único”, que possibilita ao usuário ir de norte a sul com apenas uma passagem. A mudança ocorreu após processo licitatório e mais de 20 anos de concessão a uma mesma empresa. 


Também estão sendo construídos três novos píeres, que visam incentivar o turismo náutico e o transporte marítimo. Um deles já foi concluído, na Praia Grande, região sul do município. Outros dois estão em andamento no Engenho D’Água e Portinho. 


Por todo o município, várias obras melhoram diretamente a qualidade de vida da população e, por sua vez, preparam a cidade para receber os turistas. São quase 50 ruas pavimentadas e um novo sistema de monitoramento por câmeras, que foi ampliado de 9 para 22 câmeras nos bairros. Na Vila, a Prefeitura inaugurou um posto da Polícia Militar e instalou um sistema de monitoramento com 16 câmeras.


A rede de saúde também cresce. Além dos investimentos em modernização do Hospital Municipal “Governador Mário Covas”, dois novos postos de saúde, um deles já inaugurado na Barra Velha...


Fonte: O Noticiado





Para mais informações acesse: WTI Divulgações



Nenhum comentário:

Postar um comentário