quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Paraty e Búzios lançam inventário turístico


Os turistas que visitam Armação de Búzios e Paraty contam, agora, com um banco de dados online com informações sobre meios de hospedagem, gastronomia, roteiros e atrativos culturais e naturais dos municípios fluminenses. Essa ação foi fruto de uma parceria do Ministério do Turismo com o Instituto Ideias.

Para levantar a oferta turística, cultural e natural dos municípios, foram necessários 26 pesquisadores de campo, quatro mil horas de pesquisa e três mil horas de tratamento de informações. O trabalho resultou em dois bancos de dados com 17 mil fotografias e mais de dois mil equipamentos e atrativos inventariados.

Em Búzios (RJ), foram catalogados 106 atrativos culturais, entre eles 25 edificações e monumentos, 11 instituições e grupos culturais, além de mais de 50 eventos e realizações. Para quem gosta de natureza, a região conta com 30 praias, oito ilhas, 12 rios e 37 baías, montanhas e grutas. As informações estão disponíveis no endereço www.destinobuzios.com.br.

No site, o turista encontra 290 meios de hospedagem e 277 estabelecimentos de gastronomia cadastrados. Além disso, foram catalogadas 47 empresas de comércio turístico, 41 oportunidades especiais de compra – feiras, galerias, shoppings e mercados –, 18 locadoras de imóveis por temporada, 12 locadoras de meios de transporte, 11 guias de turismo, dez associações ligadas ao turismo e seis postos de abastecimento.

Já em Paraty (RJ), foram identificados 88 atrativos culturais, traduzidos em 20 edificações e monumentos, 23 instituições e grupos culturais, além de mais de 30 eventos e realizações.

Na região, o turista pode desfrutar a beleza de 118 praias, 50 ilhas, 13 rios, mais de 11 trilhas e 11 quedas d’água, além de baías, montanhas e grutas. No endereço www.destinoparaty.com.br, está à disposição do turista o contato de 276 meios de hospedagem, 195 estabelecimentos de gastronomia, quatro locadoras de imóveis por temporada, 32 guias de turismo, cinco locadoras de meios de transporte.

Além disso, o turista, que visita a região, conta com 95 empresas de comércio turístico, 15 oportunidades especiais de compra – feiras, galerias, shoppings e mercados –, 12 associações ligadas ao turismo e nove postos de abastecimento.

Além de Búzios e Paraty, Angra dos Reis também conta com inventário turístico. Já os atrativos de Petrópolis estão em fase da catalogamento.

O inventário turístico conta com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, prefeitura Municipal de Armação de Búzios, prefeitura Municipal de Paraty e Sebrae.

O inventário turístico consiste em levantar, identificar, registrar e divulgar os atrativos, serviços e equipamentos turísticos, as estruturas de apoio ao turismo, as instâncias de gestão e outros itens e condições gerais que viabilizam a atividade turística, como base de informação para que se planeje e gerencie adequadamente o processo de desenvolvimento.



Fonte: Jornal de Turimo


Nenhum comentário:

Postar um comentário